O jogo pode ser interrompido por quatro eventos. Eles são os seguintes:
flor ou estação
A última peça da parede é sorteada como peça de reposição sempre que um jogador sorteia uma flor ou estação, garantindo que ele tenha as 14 peças necessárias antes de descartar.
Fundindo o Descarte de Outro Jogador
Outros jogadores podem pegar uma peça que foi descartada por um jogador para terminar uma combinação. As vantagens de roubar peças incluem construir uma mão vencedora mais rapidamente e ganhar pontos extras. Ao mesmo tempo, as desvantagens incluem ter que expor uma parte da mão a outros jogadores e ser incapaz de alterar uma combinação declarada.
Além disso, o jogador deve especificar o tipo de fusão a ser proclamada ao declará-la por meio de um descarte antes de expor a fusão colocando as três ou quatro peças viradas para cima.
Ganhar uma mão
O jogo é interrompido quando uma mão é ganha para avaliar a viabilidade da mão. Após a confirmação, o jogador recebe o valor da mão de acordo com as regras do jogo em particular.
Ganhar uma mão de um descarte
Um jogador declara vitória e revela sua mão vencedora se, a qualquer momento durante o jogo, puder utilizar o descarte de outro jogador para terminar uma mão legal. A mão acabou neste ponto, e pontuação mahjong começa.
Com base nas regras da mesa estabelecidas, existem vários métodos para lidar com o cenário se mais de um jogador puder utilizar um descarte para ganhar a mão. O vencedor pode ser determinado somando os pontos que cada jogador teria ganho com o descarte, selecionando a pessoa que está mais próxima do descartador na ordem do turno ou concedendo vitórias simultaneamente a muitos jogadores.
Ganhar uma mão da parede
Um jogador também pode ter sucesso comprando uma peça que finalize uma mão válida. Isso também pode ser chamado de ganhar da parede. Ganhar na parede em Hong Kong Mahjong dobra os pontos básicos que cada perdedor deve pagar.
Ganhar uma Mão por Falsa Vitória
A declaração de uma mão vencedora é tecnicamente permitida a qualquer momento. O jogador deve ter uma mão completa e legítima, no entanto. Caso contrário, o jogador é punido.
- A punição é baseada nas regras da mesa.
- O jogador pode devolver os pontos aos outros jogadores.
- O jogador que anuncia a vitória falsa também está sujeito a uma possível punição de ter que jogar o restante da mão com as peças voltadas para cima.
- Algumas estratégias impõem punição na conclusão de toda a competição.
roubando um kong
Uma jogada conhecida como roubar o kong é um elemento incomum, mas de alta pontuação, do mahjong de Hong Kong. Se um jogador tentar declarar um kong adicionando uma quarta peça a um pong fundido, mas outro jogador puder usar essa peça para finalizar a mão, o jogador vencedor tem precedência e pode remover aquela peça da pessoa que estava tentando declarar o kong .